Café com Física

Radão: uma ameaça silenciosa…?

by Sandra Soares (Universidade da Beira Interior)

Portugal
Sala de Conferências (Departamento de Física)

Sala de Conferências

Departamento de Física

Universidade de Coimbra
Description



Apesar dos inúmeros benefícios que se podem retirar quer em diagnóstico quer em terapia, a exposição à radiação ionizante pode constituir um problema para a saúde uma vez que, quando esta interage com os tecidos e/ou com os órgãos, pode aí depositar elevadas quantidades de energia.
Diariamente as populações são expostas a diferentes tipos de radiação ionizante sendo que 86% é de origem natural, como é o caso da radiação cósmica, radiação terrestre e ainda a radioatividade natural tecnologicamente aumentada. Em alguns locais, a predominância de determinados minerais de urânio, a existência de falhas e minas podem, inclusivamente, ser responsáveis pela presença de níveis de radioatividade natural ainda mais elevados, especialmente no que se refere ao radão.
A exposição humana às radiações é uma realidade em Portugal, em especial na região Beirã, que é caracterizada pela existência de rochas graníticas onde o teor de urânio é elevado, tornando-a, por este motivo, uma das zonas de risco acrescido em relação à radioatividade de origem natural.

Organised by

Filipe Veloso e Pedro Costa